Sou o Cassim, ou como consta no meu RG: Carlos Henrique Cassim, nascido em 28/11/1980 no interior do Paraná em uma cidade chamada Cambará.

Comecei minha carreira musical aos 15 anos, da mesma forma que muitos outros músicos que conheço, tocando o famoso violão com os amigos do bairro. Com o passar do tempo comecei a reparar nos solos de guitarra, percebi que aquilo não era feito num violão com corda de nylon, foi quando comprei minha primeira guitarra elétrica, uma Fender Japonesa de 1980 (ano que eu nasci por coincidência). Lembro que na época isso me custou o salário de conco meses de trabalho, mas valeu muito a pena, essa guitarra já está comigo há 18 anos.

Em 1997 passei a fazer aulas de harmonia e improviso com um grande amigo, o guitarrista Nelson Valladas. Esse cara me ensinou mais que pentatônicas e modos gregos, com ele aprendi que ser bom músico é acima de tudo ter bom gosto. Ele sempre dizia: "bicho, ouve o que a música pede", "não precisa ser rápido pra ser bom guitarrista", "estude, estude, estude", sábios ensinamentos que carrego até hoje.

Com a minha primeira banda, chamada E-CLIPS, fiz meu primeiro registro fonográfico, trocando em miúdos, gravei uma "Fita Demo". Assim que criar coragem eu posto o mp3 aqui no site. Essa banda foi fundada por mim e pelo tecladista Marcelo Diniz, um amigo de longa data. Tocavamos de Mamonas a Legião, de Raimundos a Engenheiros, foi um grande laboratório.

Sempre quis ser guitarrista, mas minha banda não encontrava vocalista, então fui cantando nos ensaios pra banda não ficar parada. Conclusão, virei o "guitarra e voz" da banda. Nessa época ensaiávamos muito e tocávamos pouco. Era o começo de tudo, era divertido ensaiar todo sábado e domingo do meio dia as oito da noite. Não tínhamos internet muito menos YouTube, era tudo de ouvido mesmo, voltando a fita no dendo e memorizando pra tirar as músicas e os solos. Foi nesse período que comecei a compor e a pensar no primeiro CD autoral.

Em 1999 a banda passou a chamar FLAMÍGERA. Separei todas as minhas músicas e fizemos uma seleção de dez que entrariam no primeiro CD. Foi uma experiência incrível, sem cobrança de tendência, sem pressão de mercado fonográfico e sem ninguém pra falar o que era certo ou errado. Ensaiamos as músicas da nossa maneira e fomos pro estúdio gravar. O resultado disso é notável nas próprias músicas, uma mais rock, outra mais acústica, uma mais viajadona, outra mais pop, tem até um som instrumental de violão que beira o clássico. Tenho muito orgulho de ter feito isso antes mesmo de completar vinte anos. Foi tudo gravado no "rolo" e mixado no dedo, nada de pro-tools com suas mil facilidades e ferramentas. Afinador de voz então nem se ouvia falar por aqui, ou cantava no tom ou não gravava, foi uma grande escola!

O CD foi gravado no Estúdio BASEMENT por Tarcísio Jr. e Caio Ribeiro.

Em 2001 muita coisa aconteceu. O ano é marcado pelo nascimento do meu filho, LOHANS CASSIM. Comecei a estudar Teatro e TV. Fui trabalhar com diagramação de revistas e criação em uma agência de publicidade, fiz um curso de programação e comecei a fazer sites, enfim, tive um monte de atividades paralelas. Nesse mesmo período participei de outras bandas que contribuíram para o meu crescimento musical. São elas:

CADILAC8 - Clássicos dos anos 50, 60 e Rockabilly

MEGAFLASH - Flashback e Disco anos 70

FÉ ATIVA - Pop/Rock Religioso. Apenas músicas autorais


No começo de 2004 dei um tempo com a música e fui trabalhar diariamente com Teatro Infantil. Fiz diversas apresentações em Teatros e Escolas. Tive a oportunidade de fazer grandes amizades no grupo Buscar Arte. No final desse mesmo ano, a convite de um grande amigo, Ricardo Costa, iniciei a banda KEEP THE FAITH - BON JOVI COVER.

Um ponto marcante na história desta banda foi a apresentação ao vivo no Programa do Faustão na Rede Globo em Maio de 2008. Tocamos no quadro "Os Imitadores". Confira o vídeo.

Hoje a banda está totalmente reformulada. Depois de uma junção de idéias com um grande parceiro, o vocalista Fefe Oliveira, despontamos no mercado cover com a banda THESE DAYS e temos agenda lotada o ano todo. Confira o site: www.BonJoviCover.com.br.

Em todos esses anos de Bon Jovi Cover eu pude viajar por 10 estados brasileiros, mais de 150 cidades e hoje somo mais de dois mil shows em toda a minha carreira. Sou muito grato pela escolha de tocar em uma banda cover que eu realmente gosto, tudo que faço no palco é verdade, por isso funciona! Tenho amigos de verdade na banda, tanto que os mesmos participam dos meus projetos autorais, Rafael Dentini, Vinícius Amstalden e Rod Rodriguez.

Em 2005 comecei a fazer shows acústicos no famoso formato "Voz e Violão". Toquei em praticamente todos os bares de Campinas e viajei por algumas cidades do interior de São Paulo e Sul de Minas. Em 4 anos fiz quase 800 shows.

Nesse período tive alguns momentos importantes na minha carreira como a abertura do show das bandas Ultraje a Rigor, em 2006, e Jota Quest em 2008. Participei de alguns eventos, programas de TV, entrevistas em rádio e várias outras formas de mídia (jornais, revistas, sites, etc).

Participei das duas edições do UNIFEST ROCK (2006 e 2009), com músicas de minha autoria. (To querendo te ver e Só se for).

Em 2009 participei da gravação do DVD BON JOVI TRIBUTE, produzido e idealizado por Alexandre Berni (vocalista). A gravação foi no Teatro Municipal de Paulínia e contou com outros músicos na equipe, são eles: Marcos Zingra (bateria), Gustavo Missola (baixo) e Marcelo Diniz (teclado). Confira um vídeo do DVD:

http://www.youtube.com/watch?v=EhKO-uDA_Bk


Em 2013, Richie Sambora, guitarrista do BON JOVI, lançou um concurso internacional para eleger o melhor cover de sua música "Every Road Leads Home To You". Músicos do mundo inteiro estão concorrendo. Fiz questão de participar do concurso, ganhar esse reconhecimento segnifica muito pra mim. A minha versão ganhou destaque na mídia nacional e internacional e é o vídeo mais visto de todo o concurso. Tive comentários no youtube de mais de 100 países, todos elogiosos e dizendo que era a melhor versão de todas. Agora resta esperar a decisão do prórpio RIchie Sambora na escolha do vencedor. Confira a matéria que saiu no conceituado site

Whiplash:
http://whiplash.net/materias/news_828/177515-bonjovi.html#ixzz2ZPyu2RhV

No momento estou trabalhando meu single "BONS MOTIVOS". Fiz essa música em m
eados de 2007 mas senti que a história contata alí era legal pro momento atual. Modifiquei algumas coisas na letra, a estrutura musical e a harmonia, no final saiu praticamente uma nova música. Tudo isso foi feito com a direção do produtor Júnior Lanne (Charlie Brown Jr, Mamonas Assassinas, Wilson Simonal, Negra Lee, entre outros). A produção da música foi feita no estúdio da gravadora Alive Music. Em agosto começo a gravação do Clipe e vou trabalhar na divulgação pela Internet.

Estou compondo coisas novas e reciclando músicas antigas. Quero fazer um disco completo, sinto que é um bom momento musical na minha carreira.

Para o alto, e avante!
| CURTA A FANPAGE NO FACEBOOK E FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES |
| CONFIRA A MINHA GALERIA DE FOTOS |
Nesta galeria você terá acesso a imagens que pude guardar durante toda a minha carreira.
Aqui você vai me ver cantando, tocando, atuando no teatro, gravando no estúdio, em
programas de TV e Rádio, com a família, com os amigos, enfim, tem muita coisa.

Se você tem alguma foto comigo mande para cassim@cassim.com.br. Em novembro vou
inaugurar a galeria “Eu e o Cassim” para publicar as fotos recebidas por e-mail. É uma
maneira divertida de ver as fotos que circulam por ai e ao mesmo tempo interagir com a galera!
carlos cassim, carlinhos sambora, cover do richie sambora, carlos henrique cassim, músico, cassim, cassim cantor, cassim guitarrista, cassim voz e violão, cassim música ao vivo, cassim campinas, cassim músico, música ao vivo em campinas, banda ao vivo, contratar música ao vivo, contratar o cassim